terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GM DO BRASIL INVESTE EM ÁREA SOCIAL

A empresa entrega uma escola de educação infantil à comunidade de Gravataí (RS)
A diretoria da General Motors do Brasil entregou à comunidade do município de Gravataí (RS), uma escola de educação infantil destinada à crianças, na faixa etária de zero a cinco anos, com capacidade para beneficiar, imediatamente, 110 pessoas.
O evento de entrega da escola de educação infantil ocorreu nesta quarta-feira (05/08/2009) e contou com a participação da prefeita daquele município, Rita Sanco, além de outras autoridades municipais. Representando a GM estiveram presentes José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM, Edson Vaz, diretor geral de Recursos Humanos da GM e Paulino Varela, diretor de Manufatura da GM.

“A GM faz questão de direcionar seus projetos sociais especialmente às cidades onde a empresa mantém suas unidades industriais. Por este motivo, tomamos a decisão de oferecer esta escola de educação infantil, reforçando a nossa preocupação permanente de estamos cada vez mais inseridos na cultura e no seio da comunidade local. Além do mais fincamos raízes aqui no Sul do Brasil quando decidimos construir uma unidade em Gravataí”, destaca José Carlos Pinheiro Neto.

Atividade social

O projeto social é resultado do empréstimo obtido pela GM junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para investimentos em expansão da empresa no País. Durante a tratativa deste empréstimo, a diretoria da GM comprometeu-se junto à instituição, destinar parte da verba recebida para esta atividade social.

A escola de educação infantil está localizada no Bairro Barro Vermelho, em um terreno da Prefeitura Municipal de Gravataí, no qual a GM doou a construção do prédio da mesma, além de garantir o fornecimento de equipamentos, móveis, utensílios, livros didáticos, brinquedos e outros itens, num total de 300.

O termo de compromisso para a realização do projeto foi firmado pela GM e pela Prefeitura Municipal de Gravataí em 06 de março de 2008. Portanto, o projeto foi concluído em quase um ano e meio.

Investimento em novos modelos

No último dia 15 de julho de 2009, a diretoria da GM do Brasil anunciou um expressivo investimento de R$ 2 bilhões, que está inserido no programa de renovação da atual linha de veículos Chevrolet até 2012 e, desta vez, vai contemplar o lançamento de uma nova linha de veículos pequenos, destinados ao Brasil e a mercados emergentes, que integram o chamado projeto Onix.

Dos R$ 2 bilhões cerca de R$ 1,4 bilhões serão investidos no desenvolvimento dos veículos e na fábrica da GM em Gravataí, onde atualmente já são produzidos os modelos Celta e Prisma, que continuarão no mercado, pois são dois dos modelos mais vendidos da linha Chevrolet no País. Os R$ 600 milhões restantes serão investidos em outras operações da GM no Brasil.

Os dois modelos de veículos Chevrolet do projeto Onix serão fabricados no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, onde a GM do Brasil tem instalada desde julho de 2000, a sua moderna fábrica na mesma área onde 17 fornecedores, os chamados sistemistas, produzem partes, peças e conjuntos para abastecer a linha de montagem da GM.

Com o investimento ora anunciado a capacidade dessa fábrica de Gravataí subirá, dentro de três anos, para 380.000 unidades por ano, três vezes mais do que a capacidade inicial instalada, de 120 mil veículos por ano. Os dois novos modelos do projeto Onix estão sendo programados para chegar ao mercado a partir de 2012.

Esta será a segunda expansão que a GM do Brasil realizará em sua fábrica de Gravataí, que no biênio 2005/2006 recebeu investimentos da ordem de R$ 480 milhões, que resultaram no lançamento do Chevrolet Prisma, em outubro de 2006, e a expansão de sua capacidade produtiva para 230.000 veículos/ano.

Estima-se que o investimento ora anunciado pela GM gerará 1.000 novos postos de trabalho diretos no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, considerando as admissões a serem feitas pela GM e pelos diversos sistemistas, com efeito multiplicador em toda a cadeia produtiva gaúcha.

GM, 84 anos de sucesso no Brasil

A GM do Brasil tem uma história de sucesso no País, escrita desde sua inauguração, em 26 de janeiro de 1925. Hoje, com 84 anos de existência, e com três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e São José dos Campos – ambas em SP-, e Gravataí (RS), e ainda outras unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba (SP), a empresa conta também com um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, capacitado a desenvolver um veículo totalmente novo desde sua concepção até a linha de montagem.

A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Em 2008, a GM do Brasil registrou seu recorde histórico anual de vendas, com 548.941 veículos, com liderança da marca Chevrolet em quatro segmentos do mercado brasileiro, como Classic (sedã 1.0 litro), Prisma (sedã acima de 1.0 litro), Astra (hatchback médio) e S10 (picape média). A GM foi a primeira empresa do setor automobilístico brasileiro a produzir 100% de seus veículos (exceção dos movidos a diesel) com o sistema de alimentação flex fuel.

A empresa, demonstrando confiança no Brasil, anunciou no último dia 15 de julho de 2009 um novo investimento de R$ 2 bilhões para o lançamento de uma nova família de veículos, que chegará ao mercado a partir de 2012 e a expansão da capacidade produzida de sua fábrica em Gravataí (RS) para 380 mil unidades anuais.

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